vol.1
n. 03_ A cidade como campo ampliado da arte 
vol.1
n. 05 _ modos de subjetivação na cidade
 
vol.1
n.4 _ corpografias urbanas  
 
vol.1
n. 3 _ cidade como campo ampliado da arte 
 
vol.1
n. 02 _ cidades imateriais  
 
vol.1
n. 01 _ paisagens do corpo   
   
 

corpoSSA: mataescura

No workshop mataescura 2005, um grupo de 47 jovens formado por estudantes de graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, da École d’Architecture de Versailles, École d’Architecture de Rennes, École d’Architecture de Nancy e jovens do grupo Multiplicando Cidadania da ACOPAMEC, interagiu, discutiu, questionou, mostrou suas diferenças e acima de tudo, trocou experiências e pensou junto, por uma semana inteira, sobre um mesmo bairro: Mata Escura (uma área de invasão, situada no dito “miolo” da cidade - área mais carente em todos os sentidos, entre os dois eixos principais rodoviários, BR e Av. Paralela).

As fotografias que se seguem foram selecionadas do site que reúne os resultados deste workshop. (http://www.mataescura.ufba.br) A questão das diferenças, o olhar do Outro, a interação com "outros corpos", as relações entre o estranho e o familiar e a idéia de estrangeiro em diferentes gradações se evidenciam pelas fotografias destes jovens que falam línguas distintas e possuem diferentes culturas, vivências e formações.

O workshop foi antecedido por várias visitas a localidades diferentes da cidade de Salvador - Gamboa, Subúrbio Ferroviário, Candeal, Centro Histórico, obras do Lelé - proporcionando um maior contato entre os participantes e uma maior aproximação destes com a cidade.